[Resenha] Garota Exemplar
19.8.14Garota Exemplar
No original "Gone girl", escrito pela estadunidense Gillian Flynn,
com 448 páginas e publicado no Brasil pela Intrínseca.
"É um tanto perturbador recordar uma lembrança calorosa
e sentir-se profundamente frio."
Na manhã do seu quinto aniversário de casamento, a bela e solidária Amy Dunne desapareceu. A casa foi encontrada revirada e com sinais de que o crime foi violento. O corpo não foi encontrado, e o principal suspeito é o marido de Amy, Nick Dunne. Todas as provas apontam para ele, menos as que somente o próprio Nick pode encontrar: pistas de uma tradicional caçada ao tesouro que Amy promovia em todos os aniversários de casamento do casal. Pistas que revelarão algo muito maior e terrível no relacionamento aparentemente perfeito dos dois.
Com um título para um público X, mas com um texto definitivamente para um público Y, Garota Exemplar conta a história do casal Amy e Nick Dunne. Ela é exemplar, do tipo que sempre pensa primeiro nos outros, mas ainda assim desapareceu no dia em que completaria cinco anos de casada. Ele é bonito e agradável, um cara disposto a qualquer coisa para manter incólume sua imagem de galã. Mas está estranhamente calmo com o sumiço da esposa.
Com um título para um público X, mas com um texto definitivamente para um público Y, Garota Exemplar conta a história do casal Amy e Nick Dunne. Ela é exemplar, do tipo que sempre pensa primeiro nos outros, mas ainda assim desapareceu no dia em que completaria cinco anos de casada. Ele é bonito e agradável, um cara disposto a qualquer coisa para manter incólume sua imagem de galã. Mas está estranhamente calmo com o sumiço da esposa.
Muitos podem juntar o enredo comum com o grande número de páginas e achar que a leitura não vale a pena. Ou que é um livro somente para mulheres. Grande erro. Garota Exemplaré uma perversa caixinha de surpresas. Tem uma narrativa engenhosa e sagaz, quase comparável ao retrato de um ilusionista atraindo a sua atenção para poder roubar a sua carteira. Porque quando você acha que vai adivinhar o final, acontece algo para te levar à estaca zero. O que, no contexto de uma investigação policial, torna a genialidade do livro ainda mais admirável.
Só que o triunfo do livro está longe de ser a investigação, mas sim o próprio casal. Com capítulos intercalados com os pontos de vista de Amy (relatados por meio de antigas anotações em um diário) e de Nick, você se transforma numa bolinha de ping pong, literalmente trocando de lado várias vezes. As minhas reações, por exemplo, foram mais ou menos assim: Nick é um fofo. A Amy também. Nick está estranho. Coitada da Amy. Nick, seu babaca. Amy, você é genial. Amy, tá de brincadeira, né? Amy, você está me assustando. Nick, cuidado. Nick, faz alguma coisa. Que pena do Nick. Gente, como assim? Esses dois se merecem. O quê? Não acredito!! Tenso. Acabou? REALMENTE ACABOU? Não. pode. ser.
Sem nenhum pudor, palavrões e sexo rolam à vontade para mostrar a personalidade dos protagonistas. O livro choca, choca mesmo. Mas consegue ser brilhante. Você pode ler e até não gostar da história, mas não tem como não admirar a escrita da autora e todo o desenrolar imprevisível da narrativa.
“É uma época muito difícil para ser uma pessoa, apenas uma pessoa real, de verdade, em vez de uma coleção de traços de personalidade escolhidos de uma interminável máquina de personagens. E se todos nós estamos atuando, não pode existir algo como uma alma gêmea, porque não temos almas genuínas. Chegara ao ponto em que parecia que nada importava, pois não sou uma pessoa de verdade, e ninguém mais é.” [pág. 86]
Amy e Nick têm um defeito em comum, são humanos no pior sentido da palavra. Estão sujeitos a traumas, mentiras, erros e emoções sinistras. Agora junte pelos laços do casamento duas pessoas que foram expostas a tudo isso e em grandes proporções e imagine no que pode dar. A Gillian Flynn imaginou... E ela fez isso magistralmente.
22 Bilhetes
:OOO que resenha perfeita!! Confesso que queria mto ler esse livro, mas aí fui deixando, deixando... Agora já quero de novo!! E que fotos lindas :)
ResponderExcluirBeijos
Nati
www.meninadelivro.com.br
Oii,
ResponderExcluirLinda resenha!!!
Quero muito ler, ganhei de aniversario e ainda não consegui ler #chorando. Só aumentou minha vontade *-*
Beijinhos
www.entrechocolatesemusicas.com
Gosto imensamente de histórias policiais, e alguns suspenses que brincam com a capacidade de quem está acompanhando de descobrir a verdade por trás de todo o caminho de pistas, me faz ficar ainda mais empolgado! Gostei bastantre da resenha, o melhor foram as suas reações - me diverti muito lendo sobre elas - e algo que me chamou a atenção no livro foi que eu já tinha assistido ao trailer do filme que está para estreiar - também foi incrível! A música do casal é realmente a de Notthing Hill como no trailer?
ResponderExcluirAtt,
David
MiL Rios||
Livro excelente, a história te prende de um jeito que você não consegue parar de ler. Nick e Amy, são humanos imperfeitos para os outros e isso faz serem perfeitos um para o outro eles querendo ou não...
ResponderExcluirTudo Que Motiva
Oiee ^^
ResponderExcluireu não sou muito fã de thrillers e do gênero policial (não em livros), mas esse livro parece ser muito legal. Cheguei a ver o trailer do filme e fiquei super curiosa.
MilkMilks
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Gosto de livros que surpreendem e esse parece ser um desses, adoro as suas fotos sempre super criativas!
ResponderExcluirBeijos
Blog: Porão da Liesel
Página no Facebook
Li esse livro já faz algum tempo! É incrível como achamos que sabemos quem é o vilão da história!
ResponderExcluirhttp://www.vicioemlivros.com/
Tici, olá!
ResponderExcluirBom, eu ainda não li esse livro (vergonha).
Fico envergonhada pois é uma leitura desejada, quero muito saber sobre a história toda, o livro é muito elogiado, e não por isso, a premissa me agrada muito.
Amei sua resenha, me deixou mais instigada e ansiosa, tenho de comprar o livro rapidinho ^^ .
Tenho certeza de que vou me surpreender, mesmo já tendo lido tantas resenhas sobre a obra.
Beijão
Viviane
Razão e Resenhas
http://vivianeblood.blogspot.com.br/2014/08/resenha-o-fio-suppa.html
Ticiiii linda sempre arrasando me suas resenhas, e cada detalhe das fotos lacra tudo! ;)
ResponderExcluirNossa depois de tudo que apontou vou correr e tentar comprar o livro, alias... sempre depois que leio suas resenhas meu desejo de consumista aumenta! <3
Mas isso é algo bom!
Adoro romances com um tipo de investigação junto! Amei!
Beijos Joi Cardoso
Estante Diagonal
Oi!!!
ResponderExcluirNossa, deve ser tenso...
Vi um trailler do filme e achei bem tenso mesmo...
E agora lendo essa sua resenha, fiquei achando mais tenso ainda...
Ao que parece, duas pessoas com muitos problemas se escolheram a dedo... eita...
Fiquei curiosa e com vontade de ler!
E que lindas essas fotos!!! :)
Bjs, Lu
http://resenhasdalu.blogspot.com.br/
Ah, esqueci de falar que adorei esse layout!!! :) Bjss
ResponderExcluirAh, já estive com esse livro tantas vezes e ainda não li. Confesso que foi por subestimar o título! HEHEHEHE Culpada :(
ResponderExcluirMas eu não sabia que ele envolvia mistério e uma parte policial. Gostei muito! Vou tentar pegar pra ler! Tomara que eu me surpreenda! adoro quando acontece isso!
Um beijo
Karla
www.ficaprocafe.com
Olá,
ResponderExcluirMeu interesse com esse livro vai variando a medida que leio resenhas, então... já tive muita vontade de ler como já pensei em passar longe. Mas, sua resenha me despertou curiosidade e com o filme que está prestes a ser lançado, acho que vou dar uma chance. Acho que deve ser interessante essa pegada de suspense misturada com new adult.
Lucas - Carpe Liber
http://livrosecontos.blogspot.com.br/
Ai amiga! Você leu o livro, finalmente! Daqui a pouco vou no whats perguntar um pouco mais sobre o que vocÊ achou, conversar do nosso jeitinho <3
ResponderExcluirA Amy, é uma mulher que tenho certeza que deixou muitos sem palavras, inclusive eu, porque o que ela faz.. é GENIAL! Quem faz isso?! Como?! Por isso ela foi pra minha lista do PCBL, claro que, ok é errado o que ela fez, deixou muitos desolados, mas ao mesmo tempo é totalmente genial o que ela fez. Fiquei com dó do Nick em alguns momentos, porque suas ações foram totalmente interpretadas da maneira errada, mas teve momentos que fiquei com a pulguinha atrás da orelha, você também?
Não é atoa que vai para o cinema, e espero que seja maravilhoso o filme, porque precisa ser, precisar se ÉPICO! E espero que não ocorra nenhuma mudança de data, porque vai fazer um ano, se não mais que dizem que o filme vai estrear, e até agora estou roendo as unhas. Muitos precisam ler esse livro, não sei nem como alguém consegue achar que pode se tratar de uma história chata, pelo contrário, acho que não temos nem um momento de descanso, lembro até que o livro me tirou o sono!
Enfim, vou parar, porque se não vou falar mil coisas, começar minha Bíblia, mas né <3 <3 Adorei suas fotos, estão lindíssimas, sempre fico namorando elas antes de começar a leitura, porque você consegue captar direitinho a essência do livro! Maravilhosa!
Parabéns pelo blog amiga, fico muito feliz e orgulhosa por você, e fico mais ainda por dizer e te considerar como amiga e carregar no meu coração <3 saudades de jogar conversa fora com você
Beijos minha linda!
Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!
Estou doida pra ler esse livro, amo thriller policial e esse parece ser ótimo, já foi pra minha lista de leitura.
ResponderExcluirOláááá!
ResponderExcluirQUE RESENHA! "Tem uma narrativa engenhosa e sagaz, quase comparável ao retrato de um ilusionista atraindo a sua atenção para poder roubar a sua carteira." Amei amei amei amei amei! sem mais!
Já queria ler esse livro, agora quero PARA ONTEM!
espero me envolver e ser iludida por esse narrativa! e se nao for, venho aqui chiar no seu ouvido ahha! :)
Um beeijo Lara.
Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor
Estou pra ler esse livro a tempos, não sou acostumado com o gênero mas as resenhas dizem que é MUITO bom então não sei -q
ResponderExcluirAi está na lista já
Beijos
http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/
To aqui olhando pra tela sem saber como começar esse comentário HAHA
ResponderExcluirLi o livro faz umas 3 semanas, depois de ele ter ficado quase um ano na estante esperando, eu que amo spoilers fiquei longe de tudo e até não vi o trailer do filme, porque todos me diziam que era muito chocante e surpreendente o que acontecia com a Amy então eu queria ser surpreendida e, caramba!, como eu fui! Minhas reações foram iguaizinhas as suas! "Nick é legal, mas tá estranho, mas estou na cabeça dele se ele realmente fosse o vilão eu saberia, né? quer dizer, eu saberia ou não??? Amy é fofa, ela se esforça tanto pelo casamento e NICK SEU IDIOTA, o que você estava pensando?" E assim começou a confusão! E quando eu virei a página e iniciei a segunda parte do livro MEU DEUS! Lembro de ter virado para minha mãe e dito "Esse livro está me enlouquecendo!" Eu não sabia se odiava eles, amava-os, xingava, ou dava um abraço! Esse livro é enlouquecedor, e capaz de provocar um turbilhão de emoções que você conseguiu transmitir muito bem em sua resenha, amei <3
A escrita da Gillian também é incrível, né? Ela monta a trama de uma maneira ótima e intricada e as reflexões existenciais são muito boas e não atrapalham em nada, mas sim ajudam na construção dos personagens! Esse último quote é um dos meus favoritos ever, no momento em que ele fala que "faria de tudo para ser uma pessoas real de novo" eu realmente acreditei que fosse ele, mas né fui trollada master :P
E, é engraçado como ela pegou uma situação (casamento) e construiu uma trama incrível, mirabolante e chocante! O final meio que me decepcionou, quando o livro começou eu queria SPOILER que eles ficassem juntos no final, queria mesmo SPOILER mas, com o desenrolar da história eu não fui mais desejando isso e aconteceu que o final foi o meu primeiro desejo, e eu fiquei com aquele gosto amargo na boca, morrendo de dó do Nick, apesar que ele meio que merece, né? HAHA Mas, tenho em mente que qualquer outro final seria inverossímil e talvez desfalcasse o resto da história.
Fiquei meio confuso esse comentário, mas gostei muito da sua resenha e das fotos <3 Particularmente a última, esse ângulo e cenário <3 :3 *-* você pegou até o envelope azul :O AWESOME!
E vou criar coragem e fazer minha resenha também HAHA
Beijoooos Ticilinda :D
http://vanille-vie.blogspot.com.br/
*pessoa
Excluir*ficou
P.S: Esqueci de falar do layout: LINDO, LINDO, LINDO <3
Que vontade de ler esse livro!
ResponderExcluirSegura-me
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirConcordo com você sobre o livro ter um título para um público X e na verdade ser para um público Y.
Eu mesmo só vim realmente descobrir sobre o que o livro tratava depois de ver o trailer do filme no cinema.
Me interessei muito pela história depois disso e acredito que se soubesse antes eu já teria lido com certeza.
Eu ainda estou pensando se leio o livro ou se assisto só o filme mesmo.
Adorei sua resenha! Foi bem objetiva.
Beijão ;*
http://www.livrosesonhos.com/
Vontade de ler esse livro! Adorei a resenha :)
ResponderExcluir