[Resenha] Presságio: o assassinato da freira nua
21.4.14Escrito pelo brasileiro Leonardo Barros, com 224 páginas e publicado pela Novo Século
"Só quem ama de verdade é a criança. Pra se amar é necessário inocência.
Depois que se cresce, o amor dá lugar ao interesse."
Alice Vegas é uma bela moça de 26 anos que seria tão normal quanto qualquer outra garota não fosse por seus poderes de clarividência; em momentos de êxtase, ela consegue ver fatos que já aconteceram ou que ainda vão acontecer, mas, devido à peculiaridade do seu dom, Alice nunca conseguiu fazer com que outras pessoas - até mesmo os seus vários psiquiatras - acreditassem nela. Isso pode mudar quando, numa festa à fantasia regada a drogas e a álcool, Alice tem uma visão de um assassinato.
A vítima é Vívian Montegart, que foi à festa vestida de freira, e a quem a autoria do crime foi atribuída pela polícia ao Beato Judas, um assassino serial que há poucos dias tinha assassinado e abusado sexualmente de outra freira. O problema é que o tal Beato Judas não se parece em nada com o homem que Alice viu em sua visão: um rapaz enorme que vestia uma fantasia macabra de Diabo. E agora Alice precisa enfrentar alguns perigos para provar que a) ela não é uma louca psicótica e b) alguém está sendo acusado injustamente por um crime que não cometeu.
"Só é louco quem fala demais! Porque, se você não fala nada, as pessoas não adivinham o que está dentro da sua cabeça! Pode ser a pirada mais demente de todas! Mas, se você não fala nada, você é normal, entendeu?!" [pág. 160]
"Não existe um crime perfeito. O que existe é perícia relapsa." [pág. 80]
A primeira coisa que você precisa saber sobre Presságio: o assassinato da freira nua é que ele não é apenas um livro de mistério ou uma corrida frenética por pistas para descobrir o verdadeiro culpado. O livro também se desdobra em outros assuntos importantes e se reinventa positivamente quando o assassino é revelado, fazendo com que você nem tenha tempo de começar a achar que a história vai ficar monótona. Além disso, ele é bastante sensual e nos apresenta uma personagem que recebeu um dom no mínimo inusitado e não tem vergonha dele. Então não espere de Alice os mimimis típicos das mocinhas chatas. Ela é forte, sensual, dona do próprio corpo e um pouquinho complexa e impetuosa, o que garante ao livro cenas hilárias e também um pouco chocantes quando o autor passa a explorar a crueldade do mundo.
A primeira coisa que você precisa saber sobre Presságio: o assassinato da freira nua é que ele não é apenas um livro de mistério ou uma corrida frenética por pistas para descobrir o verdadeiro culpado. O livro também se desdobra em outros assuntos importantes e se reinventa positivamente quando o assassino é revelado, fazendo com que você nem tenha tempo de começar a achar que a história vai ficar monótona. Além disso, ele é bastante sensual e nos apresenta uma personagem que recebeu um dom no mínimo inusitado e não tem vergonha dele. Então não espere de Alice os mimimis típicos das mocinhas chatas. Ela é forte, sensual, dona do próprio corpo e um pouquinho complexa e impetuosa, o que garante ao livro cenas hilárias e também um pouco chocantes quando o autor passa a explorar a crueldade do mundo.
Talvez tenha sido isso o que eu mais gostei no livro; a sua capacidade de trazer a realidade para a ficção, mesmo que não seja uma realidade bonita. O autor Leonardo Barros não se prendeu somente à construção de um crime perfeito, não se rendeu àquela vontade muito típica nos romances policiais de enganar o leitor (te fazer acreditar que o assassino é uma pessoa, para depois só no final revelar que é outra, sabe?) e mesmo assim o livro não é nem um pouco previsível. Ele queria passar uma mensagem e conseguiu. Não é à toa que uma das suas dedicatórias é "Às vítimas de crimes sexuais e aos seus familiares."
Logo, Presságio é bem denso, mas fácil e rápido de ler, sem enrolações, e no final ainda vemos uma Alice muito mais madura. O livro também é recheado de ótimas frases e colocações, mas devo alertar que o seu conteúdo sexual pode não ser aprovado por alguns leitores. Então, se você não tem nenhum problema quanto a isso e gosta de bom thriller policial, Presságio: o assassinato da freira nua está nas livrarias ansiosamente esperando por você ;)
"Sabe o que mais me fascina em fotos antigas? Toda foto é um registro único de um momento que nunca irá se repetir... Mas, de uma forma geral, a foto dá uma nítida impressão de estática. De um movimento bruscamente paralisado. Exceto as fotos em que os olhos do fotógrafo se conectam com o olhar do fotografado... É como se toda a estática se perdesse naquele olhar... Como se, dentro dos olhos das pessoas, o tempo tivesse o seu próprio movimento. E mesmo aquela fração de segundo que se flagrou parece ser eterna. Fluente..." [pág. 100]
17 Bilhetes
Ticilinda, meu anjo, que resenha maravilhosa! *-*
ResponderExcluirEstou super animada para o livro chegar em minhas mãos, principalmente após ler sua resenha. Um bom mistério é sempre bem vindo em meio a tantas leituras, e deu pulinhos de alegria quando li que o livro não tem brecha para qualquer momento monótono! O que mais gosto também, é quando o autor não nos permite nem criar especulações sobre quem pode ser o tal Serial Killer e amei o dom da Alice, o que para nós é um sonho, para ela é um pesadelo. Aposto que o livro é aqueles que faz nossos olhos pularem de emoção e nosso coração bater gritando "Lê mais rápido para saber o que vem a seguir"! Amo demais também quando o autor cria uma mulher forte e que não depende de homem nenhum para se proteger ou correr atrás da verdade, ela precisa provar algo, então fará isso com as próprias mãos, ISSO AI MULHER!
O autor com certeza abordou um assunto que nunca terá fim nessa terra, infelizmente quando menos esperamos os casos acontecem e os efeitos são devastadores e irreversíveis. :(
Parabéns pela resenha sua linda! Como sempre me agraciando com mais um relato maravilhoso e ainda mais por ser um livro que logo chegará para mim. Amei termos trocado comentários e pensamentos sobre a história, mesmo eu não tendo lido o livro, mas uma história tão intensa e com um mistério como esses, é impossível não desabafar com alguém <3
Beijos minha linda!
ISSO AI MULHER HAHAHAHA
ExcluirNossa, amei seu comentário! Você entendeu tudo que eu quis passar com a resenha! Espero que você goste do livro também! Logo logo ele chega para você! E também amei as nossas conversas, precisamos fazer isso mais vezes! \o/ Beijos, Felinda! <3
Fiquei super curiosa! Sabe se esse livro vai ser lançado em Portugal?
ResponderExcluirBeijinhos **
http://prologuesepilogues.blogspot.com/
Oi, Miriam.
ExcluirTudo bem?
Não há previsão de lançamento em Portugal. Pelo menos por enquanto.
Caso se interesse pelo livro, posso verificar as taxas de envio para sua cidade.
É só você mandar um e-mail com o titulo PRESSAGIO - PORTUGAL e com seu endereço para leobarrosescritor@gmail.com.
Verei o que posso fazer.
Abraço!
Gostei muito da sua resenha e dessas fotos (nossa, ficaram ótimas!).
ResponderExcluirVocê escreve muito bem e me dá vontade de ler cada livro.
Só de escrever que a mocinha da história não tem mimimi, fiquei curiosa e direcionada para gostar da personagem!
Bjs, Lu
http://resenhasdalu.blogspot.com.br/
Oi, Lu! <3 Obrigada!
ExcluirA Alice tem os seus complexos, mas ela não fica esperando acontecer, não! Ela corre atrás!
Oi, Ticiane.
ResponderExcluirComo está?
Olha: há algum tempo não leio uma resenha tão fantástica! É técnica, opinativa e cheia de paixão.
Fico feliz que você tenha gostado tanto do livro.
Parabéns pela resenha!
Beijão!
Obrigado pela divulgação!
Ebaaaaaaa! Muito obrigada *-*
ExcluirDe nada, sempre que precisar, pode contar com a gente aqui do Bibli! Beijos e parabéns pelo livro! Sucesso sempre!
Oi Taci!
ResponderExcluirConcordo muito!
A sua resenha foi maravilhosa! Eu sou uma amante de Romances Policiais! Gosto quando eles dão aquele OLé na gente, gosto de seguir as pistas e ir descobrindo os misteriosos do romance! Adoro temas fortes também!
O livro entrou para a minha lista e parabéns pelo post caprichado também!
Beijos
http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/04/resenha-divergente-divergente-o-filme.html
\Opa, felicidade mil com esse comentário! \o/\o/\o/
ExcluirMuito obrigada e espero que goste do livro! Beijos!
Quem nao curte um bom policial né?
ResponderExcluirAmei a indicação com certeza entrou para a minha lista! E ainda mais sabendo que é um autor brazuca ^^
Bjao
Estante Diagonal
Pois é, estou adorando a invasão de nacionais na minha prateleira! Que venham sempre mais para nós duas! \o/
ExcluirOntw ,que resenha maravilhosa Tici *--*
ResponderExcluirAchei bastante interessante o livro ,não curto muito Romances policiais pois sempre que começo a ler um ,acabo não gostando .Mas esse achei bastante interessante e espero um dia le-lo .Parabéns pela resenha maravilhosa e detalhada rs >.< .
Beijos sua linda e sucesso <3
chuvaelivros.blogspot.com.br
*-* Obrigada! <3 Já fui assim com romance policial também, começava mas não terminava! Mas passou! \o/ De novo muito obrigada e fico muito feliz que tenha se interessado pelo livro! Muito sucesso sempre p/ vc tbm, linda!
ExcluirNossa, amei sua resenha!
ResponderExcluirJá vi esse livro para comprar, mas sempre tive receio. Acho que agora vai!!!
;)
http://osdragoesdefogo.blogspot.com/
Obrigada, Kaio! Espero que goste do livro!
ExcluirBeijos!
Oiee ^^
ResponderExcluirQuando comecei a ler esse livro, não esperava que fosse um livro tão intrigante e interessante quanto se mostrou. Acabou se tornando um dos meus favoritos do ano, e me arrependi de não o ter lido antes. Não gosto de livro policial, mas esse me surpreendeu.
MilkMilks
http://shakedepalavras.blogspot.com.br