Sonhei Que Amava Você
19.1.15Sonhei Que AmavaVocê
Escrito pela brasileira Tammy Luciano, com 296 páginas e publicado pela Editora Valentina.
"Por que está duvidando? Tudo que sinto você sabe. As palavras só precisam ser ditas para quem não consegue sentir o que o corpo fala."
Kira Peltros é uma garota carioca que está com a vida muito bem, obrigada. Sua relação com a família é fantástica, baseada no companheirismo, especialmente com os irmãos, Cadu e Cafa, belos e gêmeos. Kira também já administra o seu próprio negócio, uma loja de artigos de decoração e moda que abriu junto com a melhor amiga, Lelê. Entretanto, no amor, a jovem ainda não pode falar que se sente completa, pelo menos não na vida real.
Isso porque Kira começa a sonhar com um belo rapaz desconhecido. Como um encontro marcado todas as noites, os dois passeiam por paisagens oníricas e cidades ao redor do mundo, e conforme vão se conhecendo melhor nesses passeios, Kira fica cada dia mais apaixonada pelo homem dos seus sonhos. Mas como lidar com a falta da presença real dele em sua vida? Como saber se ela já não está enlouquecendo? A resposta chega com um acidente, quando Kira descobre que o jovem misterioso existe, sim, na vida real. Só que ele não consegue se recordar de nenhum dos sonhos que teve com ela.
[Tammy no evento da Saraiva do Botafogo Praia Shopping - Foto: Ed. Valentina]
Sonhei Que Amava Você é o sexto livro da autora Tammy Luciano e foi lançado no ano passado pela Valentina. Foi também o meu primeiro contato com a escrita da Tammy e a leitura me fez perceber que a narrativa da Tammy é do jeitinho que ela mesma é: cheia de vida, bem-humorada, colorida. O livro é como um amigo que te mostra coisas belas — coisas que os mais pessimistas podem revirar os olhos e dizer que não existem mais, como o romance leve —, mas que no fundo te fazem se sentir bem.
"Muitas pessoas tiveram vários namorados, mas, quando refletem, têm poucas boas lembranças, quase nenhum aprendizado do sentimento verdadeiro, incontáveis desencontros e o que mais guardam são decepções." [pág. 150]A leitura flui bem, muito devido à narrativa em primeira pessoa da Kira que, como uma garota de 22 anos, usa da maneira mais jovem e descontraída de se falar. Referências à cultura pop também aparecem o tempo todo, como em pedaços de músicas ou filmes, lugares e personalidades. Alguns dos cenários se passam em shoppings, praias e restaurantes do Rio (mais especificamente na região da Barra/Recreio) que eu já visitei ou tenho o costume de ir, então tudo de certa forma parecia mais tangível.
A Tammy também aposta em ser uma conselheira através das opiniões dos seus personagens; falando sobre amor e autoestima. Seus personagens tem uma caracterização "do bem" (com exceção da Jalma, ugh), de forma que é quase impossível não desejar fazer parte do ciclo de amizades deles. Kira é carismática, positiva, romântica. Felipe (o rapaz dos sonhos de Kira) ama animais e tem a gentileza no sangue. O romance entre os dois é bonito porque ambos se identificam, eles não precisam mudar para agradar o outro. E de brinde ainda tem a Lelê. A Lelê é autêntica, exatamente aquela amiga que te põe em movimento quando você trava.
"Levar adiante um relacionamento sem futuro nos faz acelerar a máquina do tempo e retroceder na busca pela felicidade." [pág. 134]Apesar de ter o enredo relacionado aos sonhos, Sonhei Que Amava Você acaba não girando em torno deles. Pode-se dizer que o livro não é um romance sobrenatural, mas sim um romance entre dois jovens que têm de lidar com questões do cotidiano, como ex-namoradas e pessoas mal-intencionadas, então não espere explicações para o dom da Kira. Ele apenas existe e talvez alguns leitores enxerguem isso como uma ponta solta, mas muito do que a autora quis passar com esse aspecto do livro é que o sonho e a realidade sempre andam de mãos dadas; quando o sonho é forte e verdadeiro o suficiente, ele vai se tornar real.
23 Bilhetes
Oie Tici!
ResponderExcluirParece ser um livro leve, bom para ler nessas horas que você acabou uma história super complicada, e depois quer ler um livro menos cabeça.
Não é muito meu estilo de livro, sou meio chata pra romance. Mas fico feliz sempre que leio uma resenha sobre um livro de autoria/autor nacional. Deveriam dar mais valor a isso, pois, apesar de estarem escondidos (graças ao bombardeio de livros estrangeiros), existem autores no nosso país que merecem destaque.
Ótima resenha.
Beijos, Carol
Girl from Oz
Oi! Amei a resenha.
ResponderExcluirAcho super legal quando escritores brasileiros utilizam cenários brasileiros para que o enredo de seus livros se desenvolvam. Assim a gente valoriza a cultura do Brasil! o/
Acho que o livro parece ser meio clichê, porém fofo.
Abraços,
Letícia
http://www.odomdaescrita.com.br/ (tem resenha nova por lá tb! :D)
Ticiii essa capa é linda, né? (eu votei nessa quando a editora pediu pra escolhermos :P UASHAUSHUAHSUA). Ai que bom que você curtiu o livro, porque esses dias li um resenha MUITO negativa e desanimei. Gostaria de ler mais livros nacionais, pois oras por aqui também tem coisa boa, né? Então depois dessa sua resenha armozinho pode ter certeza que se tiver a oportunidade de ler Sonhei que Amava Você não vou deixar passar :D estou curiosa pra saber como a relação dos dois se desenvolve na vida real já que começou nos sonhos, sem falar que essa premissa do livro é muito interessante e diferente do normal (o que é ótimo!). E deve ser muito legal mesmo ler uma história que se passa em alguns lugares que você conhece *-*
ResponderExcluirBeijooos e boa semana <3
Debora.
http://vanille-vie.blogspot.com.br/
Oiee ^^
ResponderExcluirQuero muito ler esse livro, já ouvi maravilhas sobre ele. Conheço a escrita da autora de Claro que te amo!, mas não curti muito aquele livro *-*
MilkMilks
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Que resenha lindaaaaaaaaaaa!!!! Ai como é bom ler textos afetuosos!!! Quando o leitor gosta sinceramente do livro e consegue passar isso para a resenha eu sempre fico feliz de ler a resenha, mesmo que o livro não seja de meu interesse ler um bom texto sempre é bom e a sua conclusão da resenha transpira positividade.... A parte minha epifania.... kkkkkk Minha irmã foi a uma noite de autógrafos da Tammy e eu tenho aqui a edição dela do livro, comecei a ler e pretendo concluir a leitura que me parece ser deliciosa!
ResponderExcluirPandora
O que tem na nossa estante
Que comentário mais tudo de bom, Pandora! *O* Amei a sua epifania e vou ficar torcendo para você gostar do livro também! xx
ExcluirOie,
ResponderExcluirconheço a autora e fiquei curiosa com seu livro, gostei bastante da resenha.
Vou colocar na minha lista de desejados.
bjos
http://blog.vanessasueroz.com.br
Oi Tici, tudo bom?
ResponderExcluirAinda não li nenhum livro da autora, mas a conheci em um dos eventos a que fui... Dividimos uma mesa ao lado de outros dois escritores e ainda tivemos um bate-papo posterior no banheiro, rs! Ela é uma simpatia só.. Como você mesma disse.
Eu não costumo gostar de histórias que se passam em lugares aos quais frequento (será que sou a única?), porque gosto de conhecer cenários novos através das obras, sabe? Não sei explicar muito bem :S
Achei que o livro tinha um toque de sobrenatural, mas pelo que vi não é bem assim :S
Com certeza darei uma chance a escrita da Tammy e espero não me decepcionar ;)
Grande beijo ♥
Thati Machado;
http://nemteconto.org
Que bacana! Não conhecia a autora, nem muito menos o livro e fiquei bem interessada :} faz meu gênero hahaha.
ResponderExcluirBeijos,
www.destemidagarota.com
Oi Tici, desde que vi que iria lançar esse livro, fiquei com muita vontade de ler. Ele parece ser muito fofo, e a capa está maravilhosa! Espero ler ele em breve :D
ResponderExcluirBeijos
http://www.oteoremadaleitura.com/
Oi Tici, sua linda, tudo bem?
ResponderExcluirSeu layout ficou a coisa mais delicada e sensível que já vi. Lindo demais e foi você quem fez!!!!!
Adoro o seu jeitinho de escrever, percebe-se seu tom romântico na sua escrita. Estou muito curiosa quanto a esse livro, e pelo visto, desconfio que ela sonha com alguém real, como se fosse sua alma gêmea, alguém com quem ela tem que se encontrar, seria isso? Parece ser um romance leve e super fofo, quero ler sim.
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Muito obrigada, Cila! Eu realmente me sinto mais à vontade no Bibli com esse layout e adoro saber que as pessoas curtiram! <3
ExcluirSua linha de pensamento está corretíssima, só não posso falar mais para não dar spoiler hahaha xx
OOi,
ResponderExcluirEu morro de vontade de ler alguma coisa da Tammy, sempre vejo elogios.
Vejo ótimos elogios para a escrita da autora. O enredo do livro é algo que chama muito atenção, gosto desses tipos de histórias então eu leria com certeza.
Gostei de saber que a autora usa de seus personagens para poder aconselhar seus leitores. Acho que isso é muito legal...
Sou apaixonada pela capa.
Beijinhos,
www.entrechocolatesemusicas.com
Eu só li u livro da autora Garota Replay e não gostei muito. Não sabia que ela tinha tudo isso de livro lançado, eu só conhecia 3 heheh. Ainda não tinha lido resenha desse livro e achei interessante eles se conhecerem nos sonhos. Se der eu lerei.
ResponderExcluirBlog Prefácio
Primeiro, preciso dizer que amei essa capa! Que linda! *-*
ResponderExcluirO livro parece ótimo, fiquei bem curiosa!
Beijos, Ana do dia ♥
Olá. Como está nessa madrugada assustadoramente quente?
ResponderExcluirConfesso que essa é a primeira resenha que leio a respeito desse livro, pois estou evitando ler resenhas sobre livros que ainda não li, mas ler essa apenas me incentivou a adquirir um exemplar o mais rápido possível para poder devorá-lo sem medo de ser feliz. Amo romances e não vejo a falta de explicação para o dom dela como uma ponta solta, apenas como um marco para a liberação da imaginação de cada leitor.
Um grande beijo
http://vidasempretoebranco.blogspot.com
Oooooi, Lary! Estou te respondendo de madrugada e está assustadoramente quente também hahaha que coincidência! Vou ficar torcendo para você se envolver com o romance fofo da Kira e do Felipe e adorei o que você disse no final, muitos livros apostam na imaginação do leitor para concluir a história e isso é realmente muito corajoso e bonito! xx
ExcluirTici,
ResponderExcluirParabéns, a resenha ficou muito boa!
É muito bom encontrar títulos nacionais em resenhas, oportunidade de dizer que há talentos brasileiros. Sobre o livro, a sinopse me agradou bastante, mas sua considerações finais me instigou a querer conhecer mais a obra... quem sabe até o final do ano! rsr.
bju's Ju.
Visite: Tão Bom Quanto Pizza
Que lindo! Fiquei curiosa pra ler o livro. Vou confidenciar algo pra você. Atualmente sou casada e antes de começar a namorar com meu esposo, sonhei com ele dizendo que me amava. Isso foi uma confirmação pra mim me mostrando que eu estava apaixonada por ele. rsrs...
ResponderExcluirVejo um pouquinho (bem pouquinho) de mim na sua descrição desse livo.
http://www.borboletra.com/
Gente, que amor <3 <3 <3 Eu acredito nessas coisas, sabe? Acho que mensagens do nosso destino nos são enviadas o tempo todo, às vezes de maneira bem diretas, outras mais sutis! Felicidades para o casal hoje e para sempre!!! xx
ExcluirOlá, tudo bem?
ResponderExcluirQue resenha mais linda! Imagino quão bom o livro é para ter te inspirado a escrever uma resenha assim.
Já havia ouvido falar da autora antes, que ela publicava por outra editora e tal. Mas, nunca pensei em ler nada dela até que ela lançou esse livro pela Valentina. A capa já chama muita atenção e as resenhas são, no geral, positivas. Resumindo: quero muito ler esse livro.
Super beijos <3
http://livros-cores.blogspot.com.br/
Oi Tici querida, acompanhei desde a escolha da capa do livro da autora e achei a premissa linda demais, e agora isso se confirma com sua resenha, com certeza sera uma leitura de 2015!
ResponderExcluirBeijos Joi Cardoso
Estante Diagonal
Oii Tici, tudo bem?
ResponderExcluirAmeeei a resenha, estou doida para ler o livro, espero que tenha das livrarias físicas hahaha essa capa é tão maravilhosa que to namorando ela haha
Fique com Deus!
http://www.doceliterario.com/