A Mais Pura Verdade
14.3.15
The Honest Truth
Escrito pelo germano-americano Dan Gemeinhart, com 224 páginas e publicado no Brasil em 2015 pela Novo Conceito.
Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha. Mas, em certo sentido um sentido muito importante, Mark não tem nada a ver com as outras crianças. Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram. Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier. Nem que seja a última coisa que ele faça. A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.
Tem vezes que a esperança parece partir para não voltar mais. Vezes que a vida se torna tão escura e insuficiente que o melhor seria perseguir um último objetivo como prova de que se ainda tem controle sobre a sua existência. Esse objetivo pode ser a morte; o fim do sofrimento. Ou pode ser escalar uma montanha; cumprir uma promessa. Para Mark, não faz muita diferença, e essa é A Mais Pura Verdade.
Mark é um menino com câncer, cuja doença voltou após o último tratamento. Desanimado e cansado de ter que voltar a rotina de remédios e terapias, Mark decide deixar tudo para trás e viver uma última aventura: escalar o Monte Rainier (Washington, EUA). Ele bola um plano para despistar os pais e a polícia; deixa um bilhete de despedida para a melhor amiga, Jess; e leva na mochila apenas os suprimentos, um caderno, uma máquina fotográfica e seu inseparável cachorro Beau.
O problema é que Mark não contava com os imprevistos da jornada e são esses imprevistos que dão o toque de agonia e ousadia ao livro que, aliás, tem um formato bem curioso. Os capítulos são demarcados pela quantidade de quilômetros que faltam até a montanha e a todos eles é acrescida uma meia parte (ex.: capitulo 1½) que é narrada por Jess, acompanhando o seu dilema de contar ou não para os pais dele aonde o Mark foi. Além disso, frases fortes de reflexão são seguidas sempre pela máxima que dá nome à história: essa é a mais pura verdade.
Pela narrativa de Mark, dá para ver como ele é uma criança inteligente e determinada, e seu cachorro Beau é a singela prova de como ainda existe beleza e lealdade no mundo. Sua jornada se inicia de forma bem esperta, mas depois toma rumos inesperados e perigosos. Sofri com o Mark e o Beau desprotegidos nas ruas escuras de Seattle ao mesmo tempo que me emocionei com a coragem deles.
Ainda assim, torcer para dar tudo certo significava aceitar o que Mark planejara para ele mesmo e, nesse ponto, eu me senti muito como a Jess, como se vivesse um dilema de ter nas mãos a vida e morte, ambas se confundindo. Nesse ponto, o autor Dan Gemeinhart soube conduzir sua história muito bem e de forma a transmitir a sua mensagem a favor da vida.
A Mais Pura Verdade, então, é um livro sobre amizade, piedade, dificuldade e as pequenas coisas que importam. É uma leitura bastante rápida e fácil, sem enfeites poéticos, metalinguísticos ou longas descrições. Mas tem emoção, e me peguei sorrindo com o final. Às vezes a gente só precisa dar o primeiro passo em uma viagem para voltar para casa com outro pensamento. Essa é a mais pura verdade.
"Todo mundo deveria ter um cão. Os cães nos ensinam a amar e ser carinhosos. Eles nos fazem lembrar das coisas que realmente importam." [pág. 137]
"De vez em quando, mesmo as respostas certas parecem erradas, se você não gosta da pergunta. Essa é a mais pura verdade." [pág. 146]
10 Bilhetes
E agora, depois dessa resenha p e r f e i t a, como faço pra escrever a minha? hahahaha Terminei de ler esse livro super rápido e você descreveu tudo muito bem Tici! Adorei o último parágrafo porque é o que mais transmite toda a história do livro. O Beau sem dúvida nenhuma é o meu personagem favorito, as partes em que chorei foram em sua maioria por causa dele e da relação linda e leal que ele tem com o Mark! Sem falar que essa edição tá lindona, né? <3
ResponderExcluirE eu quero esses cookies, pode dar um jeito de mandar eles pra cá u.u
Beijoooos :D
Debora.
http://vanille-vie.blogspot.com.br/
eu acho que vou precisar comprar lenços pra ler esse livro, pq pela resenha parece ser um daqueles livros lindos e que nos emociona! Adorei!
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante
Hoje, estou vivendo exatamente o dilema de descobrir que "De vez em quando, mesmo as respostas certas parecem erradas, se você não gosta da pergunta." e "Essa é a mais pura verdade.".
ResponderExcluirHonestamente, não sei se vou ler esse livro. Livros assim abrem buracos e do jeito que estou não sei se vou ser capaz de enfrentar. Mas, as resenhas do livro estão sendo lindas, mas do que eu esperava.
Pandora
O que tem na nossa estante
Hey Tici! Mais uma resenha maravilhosa!!
ResponderExcluirLi muitos comentários sobre esse livro recentemente aqui na blogosfera, mas nenhum texto me deu a sensação de que eu deveria ler A mais pura verdade... isto até ler a sua resenha.
Tinha um pouco de receio de ser só mais um livro sobre um jovem com câncer, mas ao ler sua resenha tive a impressão que trata mais de uma superação e de reconhecer o que realmente importa.
beijos
Espero sua visita =)
http://numrelicario.blogspot.com.br/
Saudações Lady Tici,
ResponderExcluirA editora tem feito um grande trabalho de divulgação desse livro, então já esperava algo bom. Não é exatamente o meu estilo preferido, livros assim me prendem muito. Começo a refletir demais sobre o mesmo, por vezes acabando numa melancolia sem fim.
Mas a curiosidade para sentir as mesmas coisas que vós, me impulsona a querer lê-lo, excelente resenha.
Venha visitar o Castelo
Att
The Queen’s Castle, Ana P. Maia ♛
http://booksandcrowns.blogspot.com.br/
Linda resenha Tici, estou finalizando a leitura dele, espero fazer uma resenha tão instigante quanto a sua, se eu já não tivesse o livro em casa iria correndo comprar =D
ResponderExcluirBeijos Joi Cardoso,
www,estantediagonal.com.br
A resenha ficou super, Tici! Vou te matar por essas fotos com esses cookies lindos! Hahahah
ResponderExcluirOi, parceira linda! Tudo bem?
ResponderExcluirAh, que resenha fofa. Li os primeiros capítulos desse livro e me apaixonei; estou na esperança de receber um exemplar da editora, como prometido, porque a grana aqui anda inexistente.
E o que posso dizer a respeito das fotos que tirou? Tua câmera é daquelas chiques profissionais? Ai, me ensina a tirar fotos assim? Hahahuuah. Sério!
Um beijo!
Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com
Oba, Jeni! Espero que você receba logo para poder concluir a leitura e goste muito dela! :D A câmera é semi-profissional, não tenho calibre nem conhecimentos nem grana ainda para encarar uma profissa hahaha E o truque também está sempre em editar luz/exposição/contraste no photoshop! xx
Excluir"De vez em quando, mesmo as respostas certas parecem erradas, se você não gosta da pergunta. Essa é a mais pura verdade."
ResponderExcluirAwn ^^
Eu preciso desse livro!!! Amei a resenha
Beijos
citacoesdeumleitor.blogspot.com.br